EM MOMENTOS DE CRISE É IMPORTANTE PROCURAR O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE

Desde de 2015 o Brasil vivencia um momento muito delicado, principalmente no que tange a sua estrutura governamental, política, econômica e social. Está-se vivendo de incertezas, as quais levam a repensar cada vez mais as decisões empresariais. E por saber que os resultados dessas decisões podem afetar de forma substancial as empresas e a comunidade, seja para uma situação de melhora ou piora, torna-se imprescindível que se discuta e analise as ações a cada momento.
E, é justamente nesse momento que surge a figura do profissional da contabilidade, profissional altamente capacitado para lidar com evoluções patrimoniais, tratamento e análises de resultados, reflexos tributários de decisões de investimentos, enfim, o profissional capaz de propor a melhor condição para que, tanto às pessoas físicas quanto as jurídicas tomem decisões fundamentadas e assertivas quantos aos caminhos para se enfrentar a crise que o País vem combatendo.
Diferentemente do que ocorre em outros Países, nós, profissionais da Contabilidade, somos comumente requisitados por pessoas físicas, no momento em que apresentam suas declarações de imposto de renda, para elaboração ou correção de erros ou inconsistências informadas a pela Receita Federal. No entanto, o potencial do contador é bem maior, podendo ser requisitado para analisar a realização de investimentos, aplicações de recursos, doações, compra de carro ou de imóvel próprio, enfim, uma gama de serviços e possibilidades que os contadores podem oferecer para melhorar o futuro dos cidadãos.
E esse futuro está cada vez mais presente, os órgãos fiscalizadores estão cada vez mais preparados, exigindo o certo e penalizando os erros, calculando diferenças e aplicando multas, que pesam no bolso dos brasileiros. Multas essas aplicadas em cima de erros por decisões mal tomadas pelos contribuintes, por não procurarem ou não terem sido bem assistidos por profissionais. Dessa forma, mais uma vez o profissional de contabilidade faz diferença na vida do cidadão, e assume uma responsabilidade importante que precisa ser destacada. Noticia-se todos os dias que o Brasil está em déficit, que nos próximos anos teremos PIB negativo e a inflação em mais de 10% no ano, sendo que alguns economistas consideram que ainda poderão vir anos mais difíceis pela frente.
Cabe ao Contador a prerrogativa de ser o profissional que o contribuinte confia e procura, demostrando de forma clara e objetiva a necessidade de um bom planejamento patrimonial com a análise e a apuração dos reflexos tributários de suas decisões. Nesse contexto, é de suma importância que os profissionais da contabilidade atuem como verdadeiros consultores, gerando confiança e credibilidade para que a população nos procure de forma contínua e permanente, para ajudar ou orientar nas decisões, se antecipando aos problemas, jamais esperando entrar em dificuldades para procurar nossa consultoria.
Por fim, ressalta-se novamente a importância do contador nos momentos de crise, como o profissional capaz de ajudar a encontrar o melhor caminho, buscar a melhor solução e proteger os cidadãos da crise existente, que está próxima, que poderá no máximo causar arranhões, mais nunca nos derrotar.
Adelvandro Felício de Castro.

© 2016 Castro e Damasceno | Todos os direitos reservados. Designed by GAMABITS